quinta-feira, 3 de maio de 2012

comunicado da organização do congresso global pro-Vida

Congresso Global da Unidade Pro-vida arranca com conferência de imprensa, 6ª feira, 4 de Maio pelas 13h00, no Hotel VIP Grand Lisboa


O Congresso da Unidade Global Pro-vida, patrocinado pela Personhood USA, Human Life International e pelo portal informativo LifeSiteNews.com, contando com representantes pro-Vida de países como Portugal, República Dominicana, Hungria, México, Roménia e Irlanda, decorrerá de 4 a 5 de Maio em Lisboa. Os anfitriões do evento, Luís Botelho e Rodrigo Faria de Castro, da Comissão Nacional pro referendo-Vida, organizam uma conferência de imprensa pelas 13h00 de sexta-feira, 4 de Maio, no Hotel VIP Grand Lisboa.
Recentemente chegou a notícia da participação de representantes da Polónia e Colômbia.
O grupo  « Fundacja Pro », da Polónia, apoia a cimeira e apresenta um relatório com algumas recomendações estratégicas. No último ano, em apenas duas semanas reuniram mais de 600.000 assinaturas de apoio a uma proposta legislativa ao respectivo Parlamento visando o reforço das garantias legais de protecção à vida. Esta proposta ficou a poucos votos de ser aprovada mas os seus organizadores mantêm a campanha no terreno, organizando centenas de eventos pro-vida por todo o país.
O grupo colombiano «Unidos por la vida» participará igualmente na cimeira por vídeo-conferência. No último ano, puseram a correr uma petição a favor de uma revisão constitucional que garantisse o direito à vida de todas as pessoas «desde a concepção até à morte natural». Em apenas dois meses, o grupo conseguiu juntar 5 milhões de assinaturas.
O quê: conferência de imprensa de arranque da cimeira da «Aliança pro-Vida Global»
Quem: Líderes Internacional Pro-Vida, Promotores do Evento e dirigentes do movimento «pro referendo-Vida» Luis Botelho e Rodrigo de Castro Faria
Quando: 6ª feira, 4 de Maio de 2012, 13h00
Onde: VIP Grand Lisboa Hotel em Lisbon Portugal, Avenida 5 de Outubro, 197, Lisboa
 
Alguns dos intervenientes principais do Congresso Global da Unidade pro-Vida serão os seguintes:
Prof.ª Judith F. Szigeti, PhD, representa a associação húngara Alfa - Associação para a Protecção da Vida, associada da Human Life International. Alfa é uma organização aconfessional e apartidária para pessoas que defendem o direito à vida para todos os seres humanos. A Dr.ª Szigeti abordará questões legais e culturais relativas à nova Constituição húngara, na qual se consagra o Direito à Vida desde a concepção até à morte natural. Relatará igualmente o sucesso da campanha em curso na Hungria de sensibilização pública para a dignidade da Vida Humana.
Rodrigo Faria de Castro foi fundador e presidente da Associação Vida Universitária. Aderiu ao movimento pro-Vida durante a campanha do referendo de 1998, em resultado do qual o aborto sairia derrotado. Desde então, tem colaborado com diversas associações de defesa da Vida. Hoje representa a iniciativa Pro Referendo Vida que pede um referendo para reconhecer legalmente o direito à vida desde a concepção até à morte natural, em Portugal.

Luis Botelho é professor na Universidade do Minho. Faz campanha pelo direito à vida desde o primeiro referendo nacional em 1998. Em 2009 foi um dos "pais fundadores" do "PPV - Portugal pro Vida", um dos primeiros partidos políticos explicitamente pró-vida na Europa. Integra também o movimento Pro Referendo-Vida.Dr.ª Daniela Paun, médica, é a coordenadora da recém criada equipe de Bucareste da Associação Vieţii Darul ("O Dom da Vida") em Timisoara, Roménia. A associação foi fundada em 2003 e está filiada na Human Life International. O Dom da Vida pretende alterar e salvar vidas através da consciencialização da necessidade de oração pública e campanhas de informação, aconselhamento de crise para as mulheres, e uma campanha de promoção da castidade para os jovens. O «Dom da Vida» foi o primeiro organizador da Marcha da Roménia para a vida, há cinco anos. Este ano, a maior  Marcha pela Vida romena jamais registada, decorreu em 20 grandes cidades por toda a Roménia.

Dr. Eoghan de Faoite é o Presidente da «Defesa da Juventude», a maior e mais activa organização pró-vida da Irlanda desde 2002. Dirigiu campanhas de lobby político altamente eficazes, organizou e liderou projectos de âmbito nacional pró-vida, de informação que exorta os jovens da Irlanda a falar contra o aborto. A «Defesa da Juventude» tem como objetivo fornecer informações reais sobre o aborto, encontrar novas maneiras de passar essa informação para o grande público e manter a Irlanda livre do aborto por meio de actividade pública constante.

Stephen Phelan é o diretor de comunicação da HLI - Human Life International, a maior organização pró-vida do mundo. A HLI educa, treina e capacita os seus parceiros em todo o mundo na tentativa de lhes dar as condições para defender a vida e a família na sua própria língua e cultura. Com filiais e associadas em mais de 80 nações em todo o mundo, a missão da HLI é "Para a maior glória de Deus, em defesa da vida, da fé e da família".

John-Henry Westen é co-fundador e editor-chefe do portal LifeSiteNews.com. Ele tem falado em conferências e retiros, com presença na rádio e na televisão da América do Norte, Europa e Ásia. Westen atua na parte executiva da Marcha Nacional Canadiana pela Vida e na Conferência Nacional da Juventude Pro-Vida anual. Ele é consultor pró-vida da maior organização Canadiana, a Campanha Aliança pela Vida, e atua no ramo executivo da organização do Ontário.

Vicente L. Segu é o Diretor Geral da Fundação Incluyendo México e um influente líder do movimento conservador mexicano. Ele tem trabalhado com um número de organizações que promovem os valores católicos, o respeito pela vida desde a concepção, e os direitos dos nascituros. Como um membro da RC, ele tem participado em vários ministérios, incluindo a promoção de uma das 18 emendas constitucionais estaduais mexicanas que defendem a vida desde a concepção.Keith Mason é o Presidente da Personhood USA, uma organização focada em estabelecer novos esforços personalidade, e impactando o movimento através dos meios principais eventos dirigidos. Mason tem servido em diversas campanhas políticas para proteger os não-nascidos em todo o país, incluindo o auxílio à campanha de 2006 para proibir o aborto no Dakota do Sul, e ajudando a promover alterações legislativas em defesa da Vida no Colorado em 2008 e 2010.

Gualberto Garcia Jones, JD é Analista Jurídico na Personhood USAGarcia Jones nasceu em Espanha e emigrou para os Estados Unidos ainda criança. Licenciou-se com distinção na Universidade de Wisconsin com uma dupla especialização em história e ciência política. Depois de trabalhar com um juiz no Tribunal Distrital de Denver, frequentou Direito na George Washington University Law School, onde recebeu o grau de Juris Doctor em 2004. Gualberto tem servido como Director de Análise Legislativa no American Life League e Personhood USA. Foi também fundador dos «Catholics for Personhood», da «Sociedade  2270», e da « Personhood Education ».