sexta-feira, 8 de fevereiro de 2013

convite ao "mundo da cultura"


recomposição sobre a pintura
Não matarás II

Ano: 2012 dC
Guache sobre papel, 30,5 x 40,5 cm
Paulo Fontes
http://www.facebook.com/paulo.fontes.568

É importante reconhecer a importância do papel da criação cultural e artística na tomada de consciência da Sociedade do valor de certos "Valores Inegociáveis". É por todos reconhecido o papel que a música, o teatro e a literatura, entre outras, tiveram na abertura do caminho para a democracia pluralista em 25.04.1974, para a implantação da liberdade de opinião e de imprensa.

Hoje, o movimento pro Vida confronta-se com a necessidade de estimular os criadores e artistas de diversas áreas a contribuir com a sua proposta estética para uma mudança cultural que de algum modo favoreça e/ou antecipe a mudança legislativa no sentido do respeito pelos valores fundamentais da Vida, dos Direitos Humanos em toda a sua plenitude.

Pensamos, por isso, lançar dois concursos de criação artística pro-Vida, pro-Humanidade. O primeiro concurso, será na área do vídeo. O segundo concurso, a lançar posteriormente, deverá premiar a melhor proposta de performance/instalação/projecção exterior, com elevado potencial de impacto público (e custos mínimos), recorrendo a diferentes tecnologias tais como a "realidade aumentada", laser, luminotecnia, t-shirts pro-vida a usar por desportistas ou "figuras públicas", etc. Pretendemos estimular os criadores pro-Vida a pensar formas inovadoras (legítimas e legais) de levar a mensagem pro-Vida para o espaço público, propondo ao cidadão nas ruas um momento de reflexão sobre o Valor positivo da Vida Humana e a importância prática da sua afirmação/defesa.

--------------------------------------------------------------------------
Chegou o momento de a Arte e a Cultura voltarem a assumir o seu papel de "arautos do passo seguinte" da sociedade, despertando-a do seu sono, tal como aconteceu em passados momentos de "sonolência e silenciamento colectivo". Não ignoramos a existência de um "sistema cultural" mercenário, encostado ao "poder", ao "status quo", ao "politicamente correcto" ou simplesmente à "moda" pós-moderna. Naturalmente não contamos com essa "arte encostada" mas sabemos que há muito Vida cultural e vida cultural pro-Vida para lá dessa arte "subsidio-dependente". É a essa que nos dirigimos.

Convidamos todos os criadores, artistas e pensadores pro-Vida para um primeiro  encontro de troca de ideias tendo em vista o lançamento de um movimento inclusivo de "arte pela vida", uma proposta e um desafio a pintores, performers, realizadores, escultores, escritores e todos os criadores (M/F). Este encontro acontecerá no dia 10 de Fevereiro, domingo, véspera do sexto aniversário do 2º Referendoao aborto - a partir das 15h00 e terá lugar na esplanada/jardim exterior (ou no interior, conforme o estado do tempo) do Café-concerto do Centro Cultural Vila Flor, espaço central da recente "Capital Europeia da Cultura - Guimarães 2012".

Aparece. Traz uma cadeira de jardim, um guarda-chuva de qualquer cor (cor é Vida), alguma maquete ilustrativa das tuas ideias...
... e o cérebro.




nota: apelamos igualmente a potenciais patrocinadores (pessoas singulares) para os prémios.